Auriculoterapia

   Auriculoterapia é uma forma, de medicina alternativa ou complementar, baseada na idéia de que a orelha é um micro sistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha. Então, uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. 


Mapa de acupuntura auricular do Instituto de Acupuntura e Meridianos de Shangai   Segundo esta terapia, existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.



   Foram encontradas referências a auriculoterapia em pinturas egípcias e em textos gregos, mas foi por volta de 1950, que francês Paul Nogier iniciou suas pesquisas nesta área.

   Na auriculoterapia desenvolvida a partir das pesquisas de Nogier o estímulo é feito através de laser ou eletricidade. Não são utilizadas agulhas ou pontos fixos de estímulo.


   Raphaël Nogier observa que na prática da auriculoterapia leva-se em consideração duas espécies de pontos:
  • Pontos diretamente relacionados ao sistema nervoso (pontos de pressão) reconhecidos por ficarem doloridos quando um órgão correspondente a esse fica afetado;
  • Pontos do tipo neuro-humoral identificados por sua sensibilidade elétrica diferenciada, associados à estruturas neuro - vasculares complexas.
    Esta terapia tem provado uma grande eficácia no tratamento de diversas enfermidades, assim como também tem sido usada com sucesso como forma de acupuntura de anestesia.


    Muitos acupunturistas da atualidade especializam-se neste técnica e preferem-na como método terapêutico principal, funcionando eficazmente como técnica isolada.

   As formas de estimular os pontos auriculares são diversas, não só com eletricidade. Pode-se usar agulhas de acupuntura, agulhas semi-permanentes, sementes e estimulação elétrica dos pontos. É também usado, de forma comum, o estímulo dos pontos através de massagem auricular com as mãos ou aplicação de pressão nos pontos com objectos apropriados ou mesmo com uma esferográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário