Auriculoterapia é uma forma, de medicina alternativa ou complementar, baseada na idéia de que a orelha é um micro sistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha. Então, uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha.
Segundo esta terapia, existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.
Foram encontradas referências a auriculoterapia em pinturas egípcias e em textos gregos, mas foi por volta de 1950, que francês Paul Nogier iniciou suas pesquisas nesta área.
Na auriculoterapia desenvolvida a partir das pesquisas de Nogier o estímulo é feito através de laser ou eletricidade. Não são utilizadas agulhas ou pontos fixos de estímulo.
Raphaël Nogier observa que na prática da auriculoterapia leva-se em consideração duas espécies de pontos:
- Pontos diretamente relacionados ao sistema nervoso (pontos de pressão) reconhecidos por ficarem doloridos quando um órgão correspondente a esse fica afetado;
- Pontos do tipo neuro-humoral identificados por sua sensibilidade elétrica diferenciada, associados à estruturas neuro - vasculares complexas.
Muitos acupunturistas da atualidade especializam-se neste técnica e preferem-na como método terapêutico principal, funcionando eficazmente como técnica isolada.
As formas de estimular os pontos auriculares são diversas, não só com eletricidade. Pode-se usar agulhas de acupuntura, agulhas semi-permanentes, sementes e estimulação elétrica dos pontos. É também usado, de forma comum, o estímulo dos pontos através de massagem auricular com as mãos ou aplicação de pressão nos pontos com objectos apropriados ou mesmo com uma esferográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário