Massagem

Confira alguns dos diferentes modos de massagens, realizados pela Massoterapeuta Adriana Gallicchio, da estética Shine:



   A Drenagem Linfática uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, esse processo elimina o excesso de líquido e toxinas, essa técnica pode ser aplicada de forma manual ou por meio de uma modalidade recente, a eletroestimulação.

   Essa maravilhosa técnica é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa. Muita gente acha que a Drenagem Linfática é dolorida, porem, não tem que doer para funcionar.


   A finalidade da Drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados.
   


   A massagem terapêutica cada vez mais vem sendo prescrita por médicos para complementar aos tratamentos médicos tradicionais nos caso de doenças, contusões e dores visto que um número cada vez maior de pesquisas documentam sua eficiência.

   A massagem não apenas faz o atleta se sentir melhor. Ela reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, aumenta a circulação do sangue e o fluxo linfático, reduz as tensões e espasmos musculares, aumenta a amplitude dos movimentos e ajuda a aliviar a dor, melhorando assim o tratamento médico.



    A massagem terapêutica envolve a manipulação das estruturas dos tecidos moles. A massagem suaviza e acalma, ajuda na redução do estresse, e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e doenças.

Entre os benefícios da Massagem Terapêutica estão:
Bem-estar imediato;
Elasticidade das fibras musculares;
Melhoria do sistema circulatório geral;
Fortalecimento do sistema imunológico;
Diminuição da tensão;
- Redução de ansiedade.


   A Terapia das Pedras Quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento.
   Alternando a aplicação no corpo de pedras frias e quentes, consegue obter uma sinergia, reações fisiológicas e orgânicas que fazem muito bem. As pedras são dispostas ao longo dos músculos, no intuito de transmitir energia que religa a força interior. A aplicação é profunda.
   "São pedras vulcânicas, plutônicas e sedimentares que trazem herança energética de milhões, às vezes bilhões de anos. Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação. Aproveitamos os formatos das pedras para que o encaixe seja o melhor possível no corpo", explica a esteticista. Age como uma ginástica vascular no sistema circulatório, criando respostas sedativas e reenergizadoras no corpo.
   Aliás, extremamente sedativas. Ala explica que os pacientes entram no estado alfa, onde o cérebro fica praticamente desativado. "É o relaxamento total. Por isso a técnica é tão utilizada para quem sofre com os efeitos do estresse".
   A energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, também diminui inflamações, melhora a regeneração celular, muito indicada também no tratamento anti-celulite.

Massagem PRÉ-OPERATÓRIO 

Procedimentos Estéticos
   Inúmeros fatores estão ligados ao sucesso de uma cirurgia plástica e o tratamento estético é um importante coadjuvante para a obtenção de um bom resultado
   No pré-operatório, o tratamento estético procura melhorar as condições da pele e dos tecidos da região a ser operada. As técnicas a seguir podem ser realizadas até dois dias antes da cirurgia.

Técnicas Apropriadas:

Drenagem Linfática Manual ou Eletrônica – preferencialmente manual objetivando: diminuir a espessura do tecido abdominal; para direcionar o fluxo linfático e diminuir o líquido intersticial excedente; aumentar a elasticidade do tecido, o que facilita sua retirada durante o ato cirúrgico.
Massoterapia – não se pode negar o efeito benéfico do toque entre o terapeuta e o paciente no período que antecede o ato cirúrgico. Objetivo: incrementar a circulação sangüínea e linfática, melhorar a penetração de produtos nutritivos e hidratantes que irão preparar a pele para cirurgia, conscientizar a respiração e a postura por meio de estímulos táteis, e produzir relaxamento físico, aliviando assim a ansiedade e tensão.

Vacuoterapia - podem ser realizadas sessões de vacuoterapia com o objetivo de diminuir o panículo adiposo, melhorar a elasticidade e vascularização da pele e diminuir o líquido intersticial excedente. O procedimento deve ser realizado com habilidade para não provocar hematomas ou edemas prévios à cirurgia. A vacuoterapia deverá ser aplicada até três dias antes da cirurgia, segundo alguns cirurgiões deve-se evitar a hipervascularização próximo à data do ato cirúrgico para diminuir os sangramentos.


Massagem PÓS-OPERATÓRIO
Procedimentos Estéticos


No pós-operatório,o objetiva é a estimulação local, a regressão do edema, do quadro doloroso (principalmente quando há áreas lipoaspiradas) e a obtenção de um melhor resultado no processo de cicatrização, reduzindo o período de convalescença.





As técnicas que podem ser utilizadas são:

   Drenagem Linfática Manual - Após a liberação do médico responsável, pode-se iniciar a massagem de drenagem linfática manual clássica ou reversa, dependendo do local das incisões, com movimentos rítmicos e suaves, que atua de forma eficaz na drenagem do edema proveniente do ato cirúrgico, com efeitos diretos na circulação sangüínea, no metabolismo, na desintoxicação do tecido e melhorando a nutrição das células.
A execução de manobras de drenagem no pós-operatório imediato apresenta grandes benefícios para a prevenção e tratamento das seqüelas provenientes do ato cirúrgico.
   Ultra-som - a utilização do ultra-som está vinculada diretamente ao processo de cicatrização, pois melhora tanto a circulação sangüínea quanto a linfática, proporcionando uma melhor nutrição celular e melhor reabsorção de hematomas e equimoses, já que a evolução destes concorre para a formação de fibroses.
Vacuoterapia - para estimular a neovascularização e promover a drenagem linfática.


Massagem gestacional

A massagem para gestantes é uma massagem diferenciada, realizada com cuidados especiais e toques suaves, enfatizando os problemas da gestante, como alívio das dores lombares e diminuição do inchaço nas pernas, auxilia o retorno venoso estimulando a circulação sangüínea e linfática.

Tudo porque a gestação é um estado no qual muitas alterações ocorrem no organismo da gestante, o que a diferencia do ponto de vista das técnicas de massagem das demais pessoas.


Segundo BECK-GALLAGHER (1997) a massagem pode atuar em muitas queixas da gravidez, como: cefaléia, azia, edema, dores musculares, fadiga, ansiedade e muitas mais. Também aprimora as relações entre gestante e seu parceiro, prepara a grávida para o parto e o pós-parto.


BRAND-JAMES (2001) relata que alguns dos concretos benefícios da massagem na gravidez são:
- Facilita o processo psicológico da gestação, por fortalecer o trabalho do coração, aumentar a respiração celular, reduzir o edema, e contribuir para a sedação do sistema nervoso simpático.

- Alivia a sobrecarga nas articulações de suporte de peso e estruturas músculo-fasciais (articulação sacro-íliaca, coluna toraco-lombar, quadris, músculos eretores da espinha).
- Alivia e reduz dores no pescoço e nas costas causadas por postura inapropriada, fraqueza muscular e desequilíbrio.
- Provê suporte emocional e físico (particularmente para as mulheres que estão sozinhas nesta etapa).
- Desenvolve a consciência sensorial necessária para o processo do parto cinestesicamente (após o parto, a musculatura das costas, o abdômen e o assoalho pélvico devem relaxar para permitir que o útero trabalhe sem resistência).
- Facilitar o realinhamento estrutural da coluna e pelve no pós-parto e a reabilitação dos músculos abdominais e psoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário